O Flamengo sofreu derrota para o Bolívar por 2 a 1, na Libertadores , e além de sofrer com a altitude, o time carioca também teve boa parte dos atletas poupados. Ao ser perguntado sobre o porquê de não usar o time titular, Tite alegou que preferia não submeter jogadores a eventuais lesões, afirmando que seria uma atitude irresponsável.
O treinador gaúcho explicou a decisão de não escalar certos jogadores, como Arrascaeta, Ayrton Lucas, Pedro, Pulgar e Varela, veio com base na carga de jogos, visando o risco e estratégia para o restante da temporada.
“A responsabilidade é minha, porque a definição da equipe é minha, mas eu tenho muita lucidez de não estourar um atleta numa sequência de jogos e perdê-lo. Aí fica muito fácil. A qualidade técnica começa a se perder, começa a errar passe. Esses são todos os indícios para dar dois. Respeito a pergunta, mas não é nenhuma novidade, ciência no futebol, é só procurarmos informações verdadeiras: risco e estratégia. A opção foi em cima disso, e a responsabilidade maior é do técnico, que escala”, declarou Tite.
A derrota deixou o Flamengo estacionado nos quatro pontos, momentaneamente na segunda colocação, pois empatou o primeiro jogo diante do Millonarios e venceu o segundo contra o Palestino. O Rubro-Negro agora torce para um empate entre o time colombiano e o clube chileno.