O memorial em homenagem ao ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 , Ayrton Senna , localizado em Ímola na Itália, foi alvo de vandalismo por duas vezes durante o mês de dezembro, conforme reportado pelo site Formula Passion. O primeiro ataque ocorreu no dia 19 de dezembro, enquanto o segundo foi registrado na noite de Natal.
Apesar da estátua Senna não ter sido danificada, bandeiras e objetos deixados por fãs como recordações foram queimados. Segundo as investigações, jovens invadiram o local durante a noite e cometeram os atos de vandalismo. As autoridades informaram que os ataques não têm uma motivação específica.
O município de Ímola emitiu uma nota oficial repudiando os atos e destacando a importância do memorial para a cidade. “A administração municipal condena os danos causados aos objetivos deixados no memorial de Ayrton Senna, que representam um importante patrimônio da cidade. A nota destaca o amor, o carinho e o respeito com que o campeão é lembrado, além da profunda ligação de Ímola com sua memória.”
O memorial foi erguido em homenagem ao tricampeão mundial após sua morte ao circuito de Ímola, em 1° de maio de 1994, em um trágico acidente na curva Tamburello. A área se tornou um ponto de peregrinação para fãs de todo o mundo, que deixam tributos e prestam homenagens ao brasileiro.
Em 2024, ao em que o acidente completou 30 anos, milhares de pessoas se reuniram no memorial para lembrar o legado de Senna. Durante a cerimônia, foi realizado um minuto de silêncio em sua memória.