Faltando três rodadas para o fim da Série B do Brasileirão , a disputa na parte de baixo da tabela se encontra cada vez mais acirrada. Apesar de nenhum clube ter oficialmente caído para a Série C, três das quatro equipes que se encontram no Z-4 possuem mais de 90% de chance de serem rebaixadas, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ocupando a 19ª posição da tabela, o Brusque possui, até o momento, 33 pontos em 35 jogos na Série B. Segundo os dados divulgados pela UFMG, o clube já soma um percentual de 99,46% de probabilidade de ser rebaixado para a Série C do futebol brasileiro. Na briga para não cair, e ocupando a última posição, o Guarani também está com um pé na 3ª divisão, com uma chance de 99,32%.

Foto: Reprodução/Guarani
Guarani está na última colocação da Série B do Brasileirão

A terceira equipe que já ultrapassa os 90% de probabilidade de ser rebaixada é o Ituano, com exatos 96% de chance de cair para a Série C do Brasileirão. O clube se encontra com apenas 34 pontos e um saldo de menos 19 gols. Já a Ponte Preta, o primeiro time no Z-4, é o único dentro da zona de rebaixamento com um percentual de 60%.

Mesmo não estando no Z-4, o CRB também briga contra a possibilidade de ser rebaixado. O clube possui um ponto a mais que o primeiro da zona de rebaixamento, a Ponte Preta, e tem um saldo de menos oito gols. Por conta disso, o Galo da Praia ainda possui uma chance de 25% de ser rebaixado.