Sob o comando do técnico piauiense Giuliano Ramos , o Brasil foi até a Nicarágua e se sagrou campeão do Sul e Centro-Americano de Handebol Juvenil, competição que reúne as melhores equipes do continente. O torneio foi disputado no último final de semana, e a Seleção Brasileira conquistou o troféu de forma invicta. Em entrevista ao GP1 Esporte , o treinador da equipe verde e amarela falou sobre a trajetória do time e a sensação da conquista.
“Na primeira fase, vencemos a Colômbia, Guatemala e Chile, terminando na liderança da etapa classificatória e enfrentando o Uruguai nas semifinais. Foi um jogo bastante acirrado, mas ganhamos e fomos para a final contra o nosso grande rival do continente, a Argentina. Foi uma partida muito disputada e de alto nível, terminando o primeiro tempo empatado, mas viramos no final do duelo, nos consagramos campeões e garantimos vaga para o Mundial, que será no ano que vem, no Egito. Então, estou muito feliz com o trabalho e planejamento realizados, além de estar satisfeito com a torcida do Piauí, do Nordeste e do Brasil”, pontuou Giuliano Ramos.
Além do técnico Giuliano Ramos, outros três piauienses estiveram presentes na conquista: os laterais Luiz Henrique e Vladyson Keries, e o central Luís Felipe. Ao todo, 12 jogadores fizeram parte do elenco da Seleção Brasileira no Sul e Centro-Americano de Handebol Juvenil. Com a conquista, o time verde e amarela agora disputará o Campeonato Mundial de Handebol, que será realizado no Egito em 2025.
Na grande final, o Brasil venceu a Argentina por 19 a 17. Nas semifinais, a equipe bateu o Uruguai por 21 a 13. Já na fase de grupos, a Seleção Brasileira mostrou seu poderio e estreou com uma vitória diante da Colômbia por 40 a 15. Na segunda rodada, fez uma atuação ainda mais brilhante e derrotou a Nicarágua por 49 a 9. Fechando a primeira fase, venceu o Chile por 21 a 19.