Em meio a um desastre climático que está ocorrendo na Espanha e deixou 155 mortos até o momento, cinco partidas da 1ª e 2ª divisão do Campeonato Espanhol foram adiadas. A federação de futebol do país atendeu ao pedido da LaLiga e suspendeu jogos do torneio que iriam ocorrer neste final de semana. Entre eles, estão Real Madrid x Valência e Villarreal x Rayo Vallecano, marcadas anteriormente para este sábado (02).
Três partidas da LaLiga 2 também foram suspensas. Além disso, foi decretado um minuto de silêncio para todos os jogos na Espanha. A tragédia também obrigou o adiamento de embates no basquete. Valencia e Lietkabelis duelariam pela Euroliga nesta terça-feira, mas teve que ser remarcado.
Terceira maior cidade da Espanha, Valência foi extremamente afetada pelas enchentes na última terça-feira (29), chovendo o esperado de um ano e marcando um dos piores desastres climáticos em décadas. Além de 92 mortes, a tragédia deixou muitas pessoas desabrigadas. Meteorologistas locais relacionam o aumento da temperatura do mar Mediterrâneo com a intensidade das chuvas, declarando alerta vermelho.
Com esse cenário, jogos da Copa do Rei envolvendo times de Valencia que aconteceriam neste fim de semana foram adiados para os dias 6 e 7 de novembro. O estádio Mestalla, palco da partida entre Valência e Real Madrid, foi usado como posto de atendimento de emergência, coleta de alimentos e itens essenciais para as vítimas.