O Botafogo está em uma final de Libertadores pela primeira vez em sua história. Mesmo perdendo de 3 a 1 para o Peñarol , em um jogo nervoso nessa quarta-feira (30), o Glorioso usou a vantagem de cinco gols construída em casa e se classificou para a grande decisão do torneio.

O primeiro tempo foi marcado pela pressão do time uruguaio, que abriu o placar com um chute forte de Báez aos 20 minutos. Já no intervalo, uma discussão entre os goleiros gerou a expulsão de Aguerre, do Penãrol, que pisou no tornozelo de John.

Foto: Vitor Silva/ BFR
Botafogo se classificou à final da Libertadores

No segundo tempo, mesmo com um a menos, o Peñarol ampliou novamente aos 20 minutos com Báez, que finalizou colocado, sem chances para o goleiro do Botafogo. Lances depois, Mateo Ponte foi expulso ao levar dois cartões amarelos em sequência, desfalcando o time carioca.

Próximo aos acréscimos, Almada descontou para o Botafogo, sacramentando a vaga na grande final. Em seguida, Facundo Batista marcou para o Peñarol, mas não foi o suficiente para evitar a eliminação do time uruguaio.

Com isso, o Botafogo chegou a sua primeira final da Libertadores, onde enfrentará o Atlético Mineiro. O jogo será no dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.