A Toyota retorna a Fórmula 1 após 15 anos, desta vez com uma parceria com a Hass. O anúncio entre as partes foi divulgado na manhã desta sexta-feira (11), com a marca Toyota Gazoo Racing sendo usada a partir do próximo Grande Prêmio dos Estados Unidos, que está marcado para o dia 18 de outubro.
Apesar da nova parceria, a Haas continuará usando as unidades de potência da Ferrari e usará os designs de chassis com a empresa Dallara, após concordar em julho com uma extensão de contrato até o final de 2028.
A parceria entre a montadora e a equipe de Fórmula terá como objetivo o compartilhamento de experiência, conhecimento e recursos. A Toyota também fornecerá serviços de design, técnicos e de fabricação. Além disso, a montadora japonesa vai ajudar no desenvolvimento de novos pilotos.
Em 2002, a Toyota entrou na Fórmula 1 com uma equipe de fábrica que construía seus próprios carros e unidades de potência. Em 2005, a montadora japonesa iniciou o processo de fornecimento de motores para outras equipes, como Jordan e Williams. Já em 2009, em meio à crise financeira global, a Toyota decidiu encerrar o projeto e resolveu se retirar da categoria.
O chefe de equipe de Haas, o japonês Ayao Komatsu, declarou que a parceria entre a Toyota e a equipe de Fórmula 1 será baseada em benefícios para ambos os lados. “Ter um líder mundial no setor automotivo apoiando e trabalhando ao lado de nossa organização, ao mesmo tempo em que busca desenvolver e acelerar a própria expertise técnica e de engenharia, é simplesmente uma parceria com benefícios óbvios para ambos os lados”.