O começo de ano olímpico já está movimentando o esporte piauiense e com ele veio a inédita convocação de dois paraciclistas para a seleção brasileira, que vai disputar o Mundial em março, no Rio de Janeiro. Os paratletas Mikaeli Araújo e Eduardo Hipolito vão fazer parte da delegação, que vai em busca do Mundial.

Tanto Mikaeli, quanto Eduardo, competiram do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista que aconteceu no último fim de semana. Mikaeli disputou na categoria C2 scratch e sprint 200m. Onde terminou com a medalha de prata. Já Eduardo Hipolito ficou com o ouro em todas que participou, na categoria C3 scratch e sprint 200m.

Foto: Reprodução/Instagram
Eduardo Hipolito, convocado para a Seleção Brasileira de Paraciclismo

Esta não será a primeira que Eduardo irá defender a Seleção Brasileira de Paraciclismo , pois já esteve junto a delegação em 2022, durante o Pan-Americano, onde conquistou medalha de prata de contrarrelógio. Ao GP1 Esporte , o paratatleta contou o processo de sua primeira convocação até a de agora, para disputar o Mundial. Focos nos treinos e os excelentes resultados no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista resultaram na atual convocação.

“Eu defendi a Seleção Brasileira no Pan-Americano de 2022, onde consegui conquistar uma medalha de prata na prova de contrarrelógio e fiz uma classificação internacional época, podendo competir disputar no mundo inteiro com os atletas na categoria MC3. Em 2023, eu disputei nas seletivas para os jogos Parapan-Americanos, mas infelizmente não fui convocado, embora na época eu era o atual campeão na categoria MC3”, explicou primeiro o paratleta.

“Com isto, dei seguimento aos treinos, focado no objetivo, que era o campeonato brasileiro de pista e também já sabia que seria uma seletiva para compor a seleção já no Mundial, em março. Fiquei muito feliz pela conquista e é um sonho, são muitos anos que venho treinando, vencendo na categoria e agora chegou minha vez”, completou Eduardo Hipolito.

Através de suas redes sociais, a paraciclista Mikaeli Araújo demonstrou felicidade ao completar a prova no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista. Além disso, a paraciclista também revelou a convocação para a seleção e pediu o apoio da torcida durante a disputa do Mundial, em março.

“Eu estou muito feliz só em ter conseguido completar a prova, pois foi uma competição que infelizmente teve muitos acidentes e por isso, só em completar, eu já estou muito feliz. Agora, eu peço que vocês sigam na torcida por mim, pois em março estaremos no Rio de Janeiro, defendendo a camisa da seleção, da nação. Eu estou muito feliz, nunca pensei conseguir isso”, escreveu Mikaeli.

Foto: Reprodução/Instagram
Mikaeli Araújo, convocada para a Seleção Brasileira de Paraciclismo

Preparação para o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista - Indaiatuba SP

Com a sede de competição e o desejo de disputar medalhas, Eduardo Hipólito afirmou que sua preparação foi realizada ao longo do ano de 2023. Ele estava focado no campeonato nacional e já almejava uma vaga na Seleção Brasileira de Paraciclismo. Além disso, estava ciente de que o ano esportivo de 2024 começaria cedo, devido à realização das Paraolimpíadas no meio do ano.

“A minha preparação é feita o ano inteiro, pois tenho provas de contrarrelógio, resistência e mountain bike. Então, como esse ano de 2024 iniciou muito cedo, pois é um ano olímpico, eu não tive como fazer base para 2024, então, eu não parei de treinar desde 2023, continuei nos treinos. Eu sabia que precisava estar pronto para alinhar e disputar o campeonato de pista, pois já sabia que essa prova era um alvo, sendo uma eliminatória, seletiva, para a convocação para a seleção de paraciclismo”, pontuou o paratleta.