O surfista brasileiro João Chianca , conhecido como Chumbinho, sofreu um grave acidente enquanto treinava em Pipeline, no Havaí, no fim da tarde desse domingo (03). O atleta caiu de uma grande onda e acabou desmaiando com o impacto, Chumbinho ficou desacordado na água e foi resgatado por outros surfistas e salva-vidas que estavam no local. O brasileiro foi encaminhado para o hospital e se encontra estável.
O impacto da queda fez com que João Chianca sofresse uma concussão e caísse desacordado no mar de Pipeline. Além disso, o acidente causou um corte na parte de trás da cabeça do surfista, que vai precisar passar por cirurgia. Após o resgaste, Chumbinho foi reanimado e voltou a falar.
O momento do resgaste ainda foi registrado pelo videomaker Bruno Lemos, que relatou em suas redes sociais a dinâmica do acidente por João Chianca. Segundo ele, diversos surfistas pularam para socorrer o brasileiro quando viram a queda. "Ficou um tempão debaixo da água. A praia inteira, vários surfistas pularam para ajudar. Ele estava inconsciente, mas reativaram. Está falando, está bem”, afirmou Bruno Lemos.
Chumbinho, de 23 anos, é uma das sensações do surf brasileiro e se encontra na quarta posição do ranking mundial de 2023. O atleta já garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem em 2024. Além dele, Felipe Toledo também já está com o passaporte carimbado para a competição.