O técnico Bernardinho retornou ao comando da Seleção Brasileira masculina de vôlei . O treinador chegou para substituir Renan Dal Zotto, que saiu em outubro deste ano após a classificação da equipe para as Olimpíadas de Paris de 2024.

Bernardinho acumulará várias funções na Seleção Brasileira: a de treinador e a de coordenador das equipes masculinas, da base até a adulta. Além disso, ele continuará comandando o Sesc-Flamengo.

Após as Olimpíadas, entre julho e agosto de 2024, Bernardinho seguirá apenas como coordenador. No início do ciclo olímpico, ele estava treinando a França, mas pediu demissão em 2022, alegando problemas pessoais.

“Com a decisão pessoal do Renan, de se afastar momentaneamente do voleibol e da seleção brasileira, eu reassumo esse cargo no intuito de dar continuidade ao belo trabalho feito. Espero contribuir de alguma forma com a minha experiência para que a gente possa buscar a tão almejada medalha em Paris”, disse Bernardinho.

Ele voltou! ???????? Bernardinho aceitou o convite da CBV e assume o comando da seleção masculina adulta até os Jogos Olímpicos de 2024. Valeu, Bernardinho! Vamos juntos! Paris nos espera! pic.twitter.com/T1vg2JqaMV — CBV (@volei) December 28, 2023

Trajetória campeã

O treinador é um dos mais vitoriosos da história do vôlei e está retornando à Seleção Brasileira seis anos após sua saída. Entre os anos de 2001 e 2017, ele comandou a equipe canarinho e conquistou dois ouros olímpicos, nas edições de 2004 e 2016, além de duas Copas do Mundo e oito Ligas Mundiais.

Bernardinho é conhecido por seu estilo perfeccionista, exaltando o forte ritmo de treinamento. Além disso, ele é famoso por sempre tirar seus atletas da “zona de conforto”.