A Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem abriu uma denúncia nessa quinta-feira (21) contra o atacante do Flamengo , Gabigol , por uma tentativa de fraudar um exame de controle de doping.
Agora, o jogador deve ir a julgamento por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que prevê uma pena de suspensão do futebol de até quatro anos, caso seja declarado como culpado.
Segundo a Procuradoria, o caso teria acontecido no dia 8 de abril de 2023, e Gabigol teria prejudicado o trabalho dos responsáveis por coletar o exame. Na ocasião, o atacante teria feito eles esperarem e não seguiu os devidos procedimentos. Gabriel também não teria feito a pausa de duas horas depois do treino, algo recomendado.
Posicionamento do clube e de Gabigol
Ao GE, o Flamengo enviou uma nota onde afirma que o clube não foi intimado e caso seja intimado, vai atuar na defesa de Gabriel. O clube ainda ressalta que não houve qualquer conduta intencional do atleta em impossibilitar a coleta no exame antidoping.
O Flamengo ainda não foi intimado do oferecimento da denúncia esportiva feita pela Procuradoria e, tão logo seja intimado, atuará na defesa do atleta. Não obstante, pode adiantar que não houve qualquer conduta intencional ou tentativa do ATLETA para afetar ou impossibilitar o controle de dopagem. O Flamengo confia na justiça desportiva e entende que os fatos narrados não configuram uma falta típica, sendo não mais que um mal entendido.
Também ao GE, Gabigol se prounciou e ressaltou que o exame realizado na data constatou negativo. Além disso, o atleta se dispôs para mais esclarecimentos.
O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame. Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.