O jornal norte-americano “New York Times” descreve a música brasileira como “casual e sedutora na superfície, engenhosa e com múltiplas camadas por dentro”. Com o início da Olimpíada no Rio de Janeiro, quatro críticos de música do jornal reuniram 30 canções-chaves em um playlist para iniciantes.Os críticos disseram que este é “um ótimo momento para descobrir quão vasta e profunda a música brasileira pode ser, além dos estereótipos dos espalhafatosos desfiles de carnaval e da suave bossa nova à beira da praia”.
- Foto: DivulgaçãoMilton Nascimento
A lista inclui composições como “Carinhoso” (1928), choro de Pixinguinha, que, segundo o jornal é uma espécie de “Scott Joplin do Brasil”; o clássico baião de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Asa Branca”, que para os críticos é “um hino para todos os saudosos de casa que se mudam para a cidade grande”, e “ O Mundo é um Moinho”, samba de Cartola, “uma doce canção sobre um amargo conselho a uma jovem”.
De acordo com a Folha, a seleção comtempla obras de músicos como João Gilberto, Dorival Caymmi e Antônio Carlos Jobim, mas também surpreende e atualiza os estrangeiros com as canções de Ava Rocha, Sepultura e Mc Bin Laden. Artistas já consagrados como Hermeto Pascoal, Chico Science, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento também não ficaram de fora da lista.
Ver todos os comentários | 0 |