A escola de samba Rosas de Ouro foi a campeã do Carnaval de São Paulo 2025 nesta terça-feira (4), após a divulgação dos resultados da apuração. A disputa acirrada entre as agremiações foi definida apenas na última nota, com a Rosas de Ouro conquistando a primeira colocação após saltar da 11ª posição. Este é o primeiro título da escola desde 2010 e o oitavo em sua história no Grupo Especial.
A escola conquistou 269,8 pontos, empatando na pontuação com a Acadêmicos do Tatuapé, mas ficando à frente na avaliação final. A Gaviões da Fiel, por sua vez, ficou com a terceira colocação, com 269,7 pontos. A campeã do Carnaval de 2024, a Mocidade Alegre, estava entre as favoritas até os últimos quesitos, mas acabou em quarto lugar, com 297,7 pontos.
O enredo deste ano da Rosas de Ouro, intitulado “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, foi inspirado na evolução dos jogos ao longo da história, destacando a influência dessas práticas no desenvolvimento da humanidade.
A apuração das notas foi realizada por quatro jurados em cada um dos nove quesitos avaliados: enredo, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, harmonia, alegoria, fantasia e evolução. O quesito evolução foi utilizado como critério de desempate para determinar a campeã.
Agora, as cinco melhores colocadas do Grupo Especial, incluindo a campeã Rosas de Ouro, participarão do Desfile das Campeãs, que acontecerá no próximo sábado, 8 de março. Além das cinco melhores do Grupo Especial, também desfilarão as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso 1, que foram definidas nesta terça-feira, e do Grupo de Acesso 2, com destaque para a Pérola Negra e a Camisa 12.