A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) anunciou nesta segunda-feira (23), que o filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, será o representante do Brasil na categoria de “Melhor Filme Internacional” no Oscar 2025 . O longa superou concorrentes como “Motel Destino”, exibido no Festival de Cannes, e “Cidade:Campo”, vencedor do prêmio de “Melhor Direção” no “Festival de Berlim”.
O comitê de seleção da ABCAA, presidido pela atriz e diretora Bárbara Paz, fez uma escolha que evidencia o reconhecimento internacional crescente do filme. Desde sua estreia no Festival de Veneza 2024, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, “Ainda estou aqui” tem se destacado globalmente, com exibições programadas no Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival de Cinema de Nova York e AFI Fest.
Distribuído pela Sony Pictures Classics nos Estados Unidos, “Ainda estou aqui” é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva e retrata a vida da família Paiva após um ato violento que altera suas vidas. Além de Fernanda Torres e Selton Mello, o elenco conta com a participação especial de Fernanda Montenegro.
Jornalistas especializados no Oscar, como Scott Feinbeg, do The Hollywood Reporter, apontam o filme como forte candidato em diversas categorias, incluindo “Melhor Atriz” para Fernanda Torres e “Melhor Direção”. Selton Mello também é mencionado como possível indicado a “Melhor Ator Coadjuvante”.
Embora ainda não tenha data de estreia no Brasil, o filme será apresentado ao público durante a 48° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com a data ser anunciada.