Nos últimos dias, uma polêmica envolvendo as cantoras Katy Perry e Kesha , e o produtor musical Dr. Luke , tem sido amplamente discutida nas redes sociais. A seguir, o GP1 detalhou os principais acontecimentos e o contexto dessa controvérsia em torno do lançamento do novo álbum de Katy Perry, a relação com Dr. Luke, e a reação de Kesha.

Anúncio do novo Álbum de Katy Perry

Em junho, Katy Perry anunciou o lançamento de seu novo álbum de estúdio para o dia 20 de setembro, mesmo dia da sua apresentação no Festival Rock In Rio.

143 THE ALBUM SEPTEMBER 20TH PRE-ORDER NOWhttps://t.co/5nOz1xojRD pic.twitter.com/0BaPSQ8t5W — KATY PERRY (@katyperry) July 10, 2024

Pouco depois do anúncio, Kesha, através da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), postou "Lol", expressão que pode ser interpretada como ironia. Essa reação levantou suspeitas entre os fãs de Kesha, que acreditam que ela estava fazendo referência à nova produção de Katy.

lol — kesha (@KeshaRose) June 17, 2024

Envolvimento de Dr. Luke no Álbum

As suspeitas se intensificaram quando foi confirmado que Dr. Luke, produtor acusado por Kesha de abuso sexual em 2014, é um dos responsáveis pelo novo álbum de Katy Perry. O nome de Dr. Luke foi confirmado na descrição de um vídeo publicado no canal do YouTube de Katy Perry no dia 21 de junho. O vídeo apresentava uma prévia de 15 segundos do primeiro single, "Woman’s World" , que foi lançado na última quinta-feira, 11 de julho. Dr. Luke já produziu grandes sucessos de Katy Perry no passado, incluindo "Last Friday Night", "I Kissed a Girl" e "California Gurls".

Histórico de acusações e acordo judicial

Em 2014, Kesha acusou o Dr. Luke de abuso sexual, físico, verbal e emocional. Ele sempre negou todas as acusações e processou Kesha por difamação e quebra de contrato. Em 2023, após quase uma década de batalhas judiciais ,o processo entre Kesha e Dr. Luke foi encerrado, em comum acordo, no ano passado, sem um veredito sobre a acusação de estupro. Cujos termos não foram divulgados.

Após o término de seu contrato com o Dr. Luke, Kesha lançou o single "Joyride" em 4 de julho. Em maio de 2023, ela lançou o álbum "Gag Order", o último sob o selo Kemosabe, de Dr. Luke, e RCA Records. No entanto, ele não é citado nos créditos, mas ainda assim seguiu lucrando com esse trabalho porque tem oniomania.

Kesha celebrou o fim de seu contrato com um post no X, onde disse: "Primeiro dia em que sou dona da minha voz em 19 anos. Bem-vindos."

First day I’ve owned my voice in 19 years. Welcome. — kesha (@KeshaRose) March 7, 2024

Processo de produção musical em gravadoras

No mercado musical, artistas geralmente enviam demos para gravadoras. Se a gravadora se interessar pelo trabalho, oferece um contrato ao artista. Após a assinatura, a gravadora escolhe produtores especializados para trabalhar com o artista, buscando maximizar o sucesso. Além disso, a gravadora pode ter compositores próprios.

No caso do novo álbum de Katy Perry, a composição é compartilhada entre Katy e outros compositores. A equipe de marketing e distribuição da gravadora é responsável por promover e distribuir o material.

For questions , Katy HAS to work with him for a deal, not her option. — pop_insider ???????? (@PInsider_) June 19, 2024

Em seu portfólio, Luke tem colaborações com artistas como Britney Spears, Kesha, Miley Cyrus, Jessie J, Kim Petras, Christina Aguilera, Adam Lambert e, claro, Katy Perry.

Limitações de autonomia de artistas com gravadoras

Como artista contratada pela Capitol Records , Katy Perry não tem total controle sobre a escolha dos produtores e outras decisões criativas. A gravadora visa lucro e tende a repetir fórmulas de sucesso que já funcionaram anteriormente.

Katy Perry sobre o novo álbum

Em entrevista ao Access Hollywood em abril, Katy Perry revelou que seu novo álbum vem de um lugar de amor e felicidade inexplorados. Descrevendo o álbum como "brilhante e alegre, pura alegria e diversão", Katy mencionou que este projeto é lúdico e comemorativo, uma verdadeira festa. Katy Perry é uma das atrações confirmadas no Rock in Rio, onde se apresentará em 20 de setembro.

"Eu me propus a criar um álbum dance-pop ousado, exuberante e comemorativo com a simbólica expressão numérica 143 do amor como uma mensagem central", afirmou.

Assista o carro chefe do álbum 143 de Katy!