A Mocidade Alegre é a vencedora do Carnaval de São Paulo de 2024. Repetindo o feito do ano passado, a agremiação se tornou bicampeã após a apuração realizada na tarde desta terça-feira (13). Em segundo e terceiro lugar ficaram a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.

Conquistando seu 12º título, a Mocidade é a segunda escola com mais vitórias ao longo da história do Carnaval paulista, atrás somente da Vai-Vai, que detém 15 títulos.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Desfile da Mocidade Alegre

A escola vencedora homenageou Mário de Andrade, levando para a avenida o enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país”. No desfile, a Mocidade mostrou a viagem do escritor modernista pelo país, em busca de compreender o chamado “Brasil profundo”.

Este ano, a Mocidade Alegre competiu com a Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

Apuração

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz Bichara, comemorando bicampeonato com membros da escola

Na apuração, que define a classificação das escolas, são analisados nove critérios: evolução, comissão de frente, fantasia, enredo, samba-enredo, bateria, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira e harmonia. Até o quesito ‘mestre-sala e porta-bandeira’, a disputa estava acirrada, alternando-se no topo da lista escolas a Mocidade Alegre, Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.

A Mocidade Alegre desbancou as outras 13 escolas com uma nota de 270 pontos.

Rebaixamento

Com 268,7 pontos, Tom Maior e Independente Tricolor foram as duas piores colocadas do Grupo Especial e, com isso, farão parte do Grupo de Acesso 1.