O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), realizou nessa quarta-feira (19), o evento de assinatura das portarias para efetivar os servidores aprovados no concurso público realizado pela Casa em 2019, depois de três anos do estágio probatório. Após o ato que ocorreu no Plenarinho Dep. Prado Júnior, Franzé falou sobre a importância de contar com um quadro funcional efetivo para desempenhar as funções que a Alepi necessita.
“Hoje assinamos as portarias dando estabilidade funcional a esses servidores da Alepi que tanto contribuem para o crescimento da gestão. A ideia é formar um quadro funcional, que possa nos ajudar nesse processo de modernização que passa por estrutura de prédio, estrutura de sistema, de informatização, mas acima de tudo, estrutura de pessoal qualificado, com a perspectiva de plano de cargos que dá motivação de produção e de permanência para a Assembleia. Queremos mudar o formato do quadro de pessoal, para que cada vez mais, seja ocupado por servidores efetivos”, declarou Franzé.
Agora devidamente efetivada, a consultora Legislativa Especial da Assembleia Legislativa, a jornalista Cristal Sá, falou sobre os anos de dedicação aos estudos para obter o resultado que alcançou com a efetivação.
“É um grande dia para todos nós, foram muitos anos estudando, anos de dedicação, muitas vezes deixando os familiares de lado para poder estudar, para passar no concurso. Passamos esses três anos e agora somos servidores efetivos estáveis. Momento feliz para nós que temos conquistas para melhorar o nosso plano de cargos. Agora temos uma carreira que sabemos como vamos evoluir", declarou Cristal Sá, à nossa reportagem.
Novos aprovados
Ainda de acordo com Franzé, os 62 aprovados no último concurso da Assembleia realizado em janeiro de 2024 para as vagas de Analista e Técnico Legislativo, serão chamados ainda neste ano em duas etapas.
“Nós iremos fazer o Curso de Formação inicialmente para metade dos aprovados e, ao concluir, iremos fazer o chamamento da segunda turma. Teremos em agosto a chegada da metade dos que foram aprovados no concurso recentemente concluído, e em novembro, faremos o restante do chamamento”, explicou o presidente da Alepi.