A Executiva Estadual do Partido Liberal (PL) no Piauí, exercida pelo ex-vereador Leonardo Eulálio , anulou a convenção que o diretório municipal da sigla realizou na cidade de Beneditinos, pelo fato da agremiação local ter se coligado com o PT. Diante disso, ingressou com ação judicial, nessa segunda-feira (12), solicitando ao Poder Judiciário que tome as medidas cabíveis por conta da anulação, como por exemplo, impedir que os candidatos oficializem candidatura na Justiça Eleitoral.
De acordo com a ação, no dia 26 de julho a direção municipal provisória do PL em Beneditinos realizou convenção celebrando coligação com a federação Brasil da Esperança, composta por PT, PC do B e PV.
Na ocasião, o Partido Liberal local indicou Herbert Mendes para compor como vice de Fábio Roberto (PT). Com isso, a executiva estadual dissolveu imediatamente a comissão provisória municipal de Beneditinos, como ato de disciplina partidária.
O partido alega que há resoluções impostas pela Executiva Nacional que dão base para que o diretório estadual tome a medida de anular a convenção, como a resolução número 003/2024, de 21 de março de 2024, resolução Administrativa número 018/2024, de 07 de agosto de 2024, essas exaradas pela Comissão Executiva Nacional do Partido Liberal.