O senador Marcelo Castro , presidente do Diretório Regional do MDB no Piauí, disse que a base de sustentação do governador Rafael Fonteles (PT-PI) vai conseguir superar as divergências do processo eleitoral de 2024. Ele esclareceu que é necessário compreender que todo pleito municipal tem situações peculiares, que precisam ser respeitadas por cada líder político.
Ainda de acordo com o senador, vários exemplos já podem ser observados, onde o MDB, PSD e PT, que são partidos coligados, vão se enfrentar em alguns municípios, porém, precisam ter a maturidade de que isso faz parte do jogo político/eleitoral. Por esse motivo, Marcelo adiantou que está sendo feito todo um trabalho para que ao final, as rusgas sejam superadas.
"As coisas operam de baixo para cima. A realidade municipal fala mais alto do que a estadual e a estadual mais alto do que a nacional. Mas, a gente tem que respeitar porque esses grupos municipais têm uma lógica própria. A gente que tem uma coligação estadual, tem que respeitar que em alguns lugares vamos ter candidatos do MDB contra candidatos do PT, candidato do MDB contra candidato do PSD e assim por diante", exemplificou o senador.
Marcelo Castro seguiu explanando sua opinião sobre o assunto e repetiu que está sendo feito um trabalho para que os problemas observados neste pleito não respinguem nas eleições de 2026. “Isso é natural [embate entre líderes que estão no mesmo campo político], é do jogo da política. Não tem estranhamento e a gente está fazendo todo trabalho para não ficar nenhuma rusga, nenhum desgaste que venha trazer consequência indesejável nas eleições gerais de 2026”, assegurou o presidente do MDB.