O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a fabricação de 219.998 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. A produção aconteceu em Ilhéus, na Bahia, onde a Corte aprovou o último equipamento montado na fábrica da Positivo Tecnologia, nessa quarta-feira (17).
Até o momento, o TSE repassou 219.134 (99,60%) dos novos equipamentos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que serão os responsáveis por distribuir aos 5.569 municípios onde haverá pleito municipal. As outras 864 restantes estão em trânsito e, nos próximos dias, devem chegar aos seus destinos.
As urnas são modelos 2022 e substituirão as urnas padrão 2009, 2010 e 2011, que chegaram ao término do ciclo de vida útil, já que os equipamentos são projetados para serem usados durante 10 anos, ou seis eleições consecutivas. Após esse período, os aparelhos antigos são ecologicamente descartados, reaproveitando-se cerca de 99% das peças físicas através de reciclagem que dá origem a novos produtos.
Devidamente auditadas
Durante a fase de produção, um grupo de colaboradores do TSE se instalou na ilha de produção. Além de monitorar a confecção, a equipe realizou a auditoria dos novos aparelhos que passaram pelas etapas anteriores de fiscalização.