O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro , conseguiu eleger 510 prefeitos nas eleições municipais 2024. Com isto, a sigla elegeu mais do que o dobro do Partido dos Trabalhadores, sigla do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva , que conseguiu apenas 248 prefeitos em todo o Brasil.
Ao analisar os números das capitais, o PL foi superior ao PT, elegendo dois candidatos já no primeiro turno, sendo eles: Tião Bocalom, em Rio Branco, e JHC, reeleito em Maceió. Já o PT, não conseguiu eleger nenhum candidato no primeiro turno. Além disso, conseguiu ir para o segundo turno em apenas 4 capitais.
Nas eleições municipais de 2020, o PL havia conquistado 343 prefeituras, no primeiro turno. Já o PT também apresentou um crescimento, em 2020, a sigla havia eleito 178 prefeitos, no primeiro turno. Em capitais, o embate entre PL e PT aconteceu diretamente apenas em cinco delas: Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Manaus e Vitória.
Em João Pessoa, o candidato do PT, Luciano Cartaxo não avançou para o segundo turno, tendo obtido apenas 11,77% dos votos. Em contrapartida, Marcelo Queiroga, do PL, avançou para o segundo turno, com 21,77%, contra o candidato do PP, Cicero Lucena. Em Vitória, tanto o candidato do PL, Assumção, e do PT, João Coser, perderam para Pazolini, do Republicanos.
Em Manaus, Capitão Alberto Neto, do PL, foi ao segundo turno, com 24,94%, contra David Almeida, do Avante, com 32,16%. O candidato do PT, Marcelo Ramos, ficou apenas em 4º lugar. Em Cuiabá, PL e PT vão disputar o segundo turno, no primeiro turno Abilio (PL), teve 39,61%, já Lúdio (PT), teve 28,31%.
A capital do Ceará, Fortaleza, também será palco de disputa entre André Fernandes, do PL, e Evandro Leitão, do PT, no segundo turno. No primeiro, o candidato do Partido Liberal teve superioridade, com 40,20% dos votos, já o petista alcançou os 34,33%.