O 1º turno das eleições municipais será realizado neste domingo (06), onde os moradores de todas as cidades do Brasil irão às urnas votar em seus representantes para os cargos de vereador e prefeito. A votação acontece das 08h às 17h em todo o país, conforme horário de Brasília.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), são 2 milhões, 698 mil e 764 eleitores aptos a votar no pleito municipal, a maior eleição já realizada no estado. A capital Teresina possui o maior colégio eleitoral, com 558.661 eleitores. Em seguida aparece Parnaíba, com 114.620 aptos a votar.
O que pode e o que não pode fazer no dia da votação
A Justiça Eleitoral estabelece algumas condutas dos eleitores durante o pleito. Na lista do que cada cidadão pode fazer no dia da eleição, é destacado a proibição de qualquer atitude que possa representar risco à segurança, sigilo do voto e o livre exercício da democracia.
Para isso, as pessoas devem estar atentas às praticas vedadas nos locais de votação, pois algumas podem ser consideradas crimes eleitorais. Um exemplo disso é a boca de urna e distribuição de panfletos nas seções eleitorais.
É permitido
A livre manifestação do voto, desde que silenciosa, como o uso de broches, camisetas, panfletos e adesivos, é permitida no dia da eleição. A colinha também é uma ferramenta permitida, e ajuda os eleitores “esquecidos”, além de acarretar em uma celeridade na votação.
Não é permitido
O uso de telefone celular, máquina fotográfica, ou qualquer instrumento de comunicação dentro da cabine de votação é proibido pela Justiça Eleitoral. A aglomeração de pessoas com camisas e adereços padronizadas até o término da votação também é proibida.
Nas 48h antes da eleição e 24h após, também é vedada a circulação de pessoas armadas em uma distância de até 100m dos locais de votação. O uso de armas de fogo e outros tipos de armamento é permitido apenas aos integrantes das Forças de Segurança.