O chefe de Operações do Comando da 10a Região, major Teófilo afirmou que as tropas serão distribuídas pelos 26 municípios cearenses com o intuito de reforçar a segurança do Estado conforme solicitação da Justiça Eleitoral. Essa operação denominada “Garantia da Votação e Apuração”, será desempenhada por 220 oficiais, 380 subtenentes e sargentos e 1.000 cabos e soldados do Exército, totalizando 1.600 militares que tem como missão a proteção dos locais de votação, dos eleitores e possui a colaboração das cinco organizações do Exército que possuem Sede no Ceará e o 40° Batalhão de Infantaria, instalado em Crateús.

Esse Plano Operacional do Exército Brasileiro para as eleições municipais de 2024 foi recebido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, nessa quarta-feira (3).

A força de segurança foi representada pelo comandante da 10ª Região Militar General de Divisão, Cristiano Pinto Sampaio. Ficou responsável pelo patrulhamento nas cidades de Maracanaú, Caucaia e Fortaleza o 23º Batalhão de Caçadores, que possui Sede em Fortaleza. Já para os municípios do Sertão Central foi designado 40º Batalhão de Infantaria, de Crateús para realizar o patrulhamento. O Exército também receberá o reforço de duas unidades militares sediadas em Natal, dentre estas está o 17° Grupo de Artilharia de Campanha (17°. GAC).

Em sua fala sobre a operação o presidente do TRE Ceará destaca "a parceria com as forças de segurança, como está com o Exército Brasileiro, é fundamental nesse momento. A atuação conjunta possibilitará a garantia do exercício do voto e do bom transcurso do pleito no Estado". O general Sampaio também ressaltou publicamente o comprometimento do Exército com a democracia e a manutenção da ordem, da mesma forma também assegurou que, assim como em pleitos anteriores, a instituição terá foco no apoio à Justiça Eleitoral do Ceará.

Para complementar o apoio militar, a polícia também irão atuar na segurança do pleito. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará afirma que a “Operação Eleição 2024” convocará 21.560 agentes da lei, que irão atuar em conjunto no 1º turno do pleito municipal. A SSPDS ficará responsável pela coordenação das unidades, atuando em alinhamento com o TRE-CE, à Procuradoria Regional Eleitoral e aos demais órgãos parceiros.