Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que há mais candidaturas a vice-prefeito do que a prefeito no Brasil. Ao todo, são 15.817 candidaturas para vice e 15.574 para prefeito, resultando em uma diferença de 243 vice-prefeitos a mais do que candidatos a prefeito.

Embora o número de vices seja superior ao de prefeitos, é importante ressaltar que nem todos irão disputar as prefeituras. Grande parte das candidaturas foi indeferida ou os candidatos desistiram de concorrer. Foram registradas 471 renúncias e 189 indeferimentos, além do falecimento de oito candidatos durante o período da campanha.

Nos casos em que os vice-prefeitos não continuarão na disputa, independentemente dos motivos, os candidatos a prefeito podem cadastrar outros nomes para concorrer nas eleições. Isso garante que as vagas possam ser preenchidas e que a disputa siga adiante.

Entre os candidatos a prefeito, 309 renunciaram, 126 tiveram suas candidaturas indeferidas e dois faleceram. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu mais de 463,3 mil pedidos de registro de candidaturas, dos quais 432 mil são para o cargo de vereador. Esses candidatos disputam 58,4 mil cadeiras nas câmaras municipais de mais de 5,5 mil cidades do Brasil.