Neste domingo (27), ocorre o segundo turno das eleições municipais em 51 municípios brasileiros. A votação teve início às 8h e vai até as 17h, no horário de Brasília. Os eleitores de cidades em fusos horários diferentes, como Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Manaus (AM), devem ajustar o relógio, pois as seções eleitorais ficarão abertas das 7h às 16h, no horário local.

Em 2024, as eleições municipais para o cargo de prefeito contarão com segundo turno em 51 municípios do país, incluindo 15 capitais: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Local de votação

A apuração dos votos está prevista para começar logo após o fechamento das cabines de votação. Os novos prefeitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2025, assumindo o mandato até 2028.

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG, passaporte, identidade social (para pessoas trans e travestis), carteira de trabalho ou carteira de habilitação (CNH). Eleitores que já cadastraram a biometria podem utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, mas a versão digital da carteira de trabalho não será aceita. O local de votação pode ser verificado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título.