No próximo domingo (02), milhões de brasileiros deverão comparecer às urnas para eleger deputados estaduais e federais, governadores, senadores e presidente da República. No Piauí, 2.456.056 milhões de eleitores estão aptos a votar.
Para garantir que os eleitores se dirijam ao endereço correto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou formas de consulta ao local de votação através do site, aplicativo e até mesmo pelo WhatsApp.
Site
Para descobrir o seu local de votação basta clicar aqui e fazer a busca pelo nome ou título.
Aplicativo
Pelo aplicativo e-Título, que é gratuito para os celulares, basta ir até o menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação.
Chatbot do WhatsApp
O TSE firmou parceria com o serviço de mensagens WhatsApp desde 2020 que oferece entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.
A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município –, bem como com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022.
Ver todos os comentários | 0 |