A inflação para 2024 está prevista em 3,91%, segundo estimativas do mercado financeiro divulgadas no Boletim Focus do Banco Central nesta segunda-feira (6). Este é o segundo aumento consecutivo na expectativa dos analistas de mercado e está no teto da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 3% para o próximo ano, com uma oscilação permitida de 1,5% para cima ou para baixo.
A projeção da inflação para o final deste ano se manteve estável em 4,63% pela segunda semana consecutiva. Para 2025, os analistas projetam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será de 3,50%. Essas projeções são cruciais para o planejamento econômico e a definição de políticas monetárias.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os analistas de mercado preveem que o Brasil terminará este ano com um crescimento de 2,89%. Para 2024, a estimativa é de um aumento de 1,50%. Essas projeções são importantes para entender a saúde econômica do país e planejar estratégias de negócios.
No que diz respeito à moeda, a expectativa é que a cotação do dólar seja de R$ 5,00 em 2023. Para o ano seguinte, a previsão é que a moeda norte-americana se mantenha em R$ 5,05. A taxa básica de juros, a Selic, está prevista para permanecer em 11,75% até dezembro deste ano.
Ver todos os comentários | 0 |