O Frigorífico Big Boi, localizado na região de Maringá, no Paraná, deu início ao processo de demissão de aproximadamente 800 funcionários. O frigorífico é considerado uma das empresas que mais empregam no município de Paiçandu, mas enfrenta dificuldades financeiras neste início de 2023.
As operações do frigorífico foram paralisadas durante o abate nessa terça-feira (10). A empresa já passou por situações semelhantes nos últimos anos, no entanto, sempre foi reativada, sendo essa a esperança dos funcionários e da diretoria do grupo.
Segundo a diretoria, as atividades foram suspensas de forma programada, já que o frigorífico estava operação com prejuízos desde o primeiro semestre do ano passado. Antes da interrupção das atividades, a empresa regularizou os pagamentos aos fornecedores e organizou as rescisões dos contratos de trabalho dos empregados.
As rescisões estão sendo acompanhadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos de Maringá e Região (Stiam).
De acordo com o portal O Maringá, uma das dificuldades enfrentadas pela empresa nos é imposta pela falta de rebanhos no estado do Paraná, obrigando os frigoríficos a realizar as compras na região centro-oeste, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que encarece a operação por conta da logística de transporte dos animais.
A oferta de animais também não é a ideal nos estados vizinhos, o que fez com que vários frigoríficos paranaenses encerrassem as atividades nos últimos meses. É o caso do gigante JBS, fechou a unidade que mantinha em Maringá, divisa com Paiçandu, em frente ao Big Boi.
Ver todos os comentários | 0 |