O presidente Michel Temer tem em mãos a proposta de reforma da Previdência que prevê o aumento da idade mínima para além dos 65 anos, como fixados inicialmente. De acordo com informações do Estadão, a proposta foi elaborada pela equipe técnica do governo.
O texto propõe um gatilho que deve permitir o aumento do piso da idade à medida que também subir o tempo médio de sobrevida, ou seja, a quantidade de anos de vida depois da aposentadoria. A decisão de deixar ou retirar esse dispositivo caberá ao presidente Michel Temer.
- Foto: Getty ImagensMichel Temer
Os técnicos que elaboraram o texto defendem que o instrumento como necessário para que os efeitos da reforma, de alto custo político, sejam de longa duração. A proposta de reforma deve ser enviada ao Congresso apenas em novembro, após o segundo turno das eleições.
Em jantar oferecido nesta terça-feira (27), por Temer a ministros e líderes dos partidos da base aliada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a afirmar que a prioridade do governo é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos. A PEC chegou a ser classificada como “o Plano Real do governo Temer” por parlamentares presentes à reunião.
Ver todos os comentários | 0 |