O valor do carro novo ficou 4,1% mais caro em 12 meses, de acordo com a medição do IPCA-15, do IBGE . Ao todo, já são cinco meses de aceleração no índice. Porém, existe a chance de que essa tendência seja interrompida. Os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos à importação de veículos e a retração da demanda interna devido ao aumento da taxa de juros são dois fatores que podem influenciar esse cenário.

Algumas montadoras de carros temem que os veículos com destino aos EUA invadam o mercado brasileiro e também o latino-americano, que é um dos principais destinos da produção nacional. Somente em 2024, os países latino-americanos adquiriram 76,5% das exportações brasileiras do setor.

Foto: Divulgação
Chevrolet Onix

Dados do IBGE apontam que uma redução nos preços dos carros novos para os consumidores no acumulado de 12 meses seria algo inédito desde dezembro de 2020.

Alta nas importações e queda nas exportações pode acentuar déficit no Brasil

O aumento das importações e a redução das exportações de veículos têm o potencial de agravar o déficit na balança comercial da indústria automobilística e de autopeças. Em 2024, o saldo negativo alcançou US$ 11,2 bilhões, um crescimento de 87,3% em relação a 2023.