A produção industrial do Brasil apresentou uma queda de 0,6% no mês de novembro, em comparação a outubro. Esse é o segundo mês consecutivo de retração, com uma perda acumulada de 0,8% no período. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (08), por meio da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).

Em relação a novembro de 2023, houve um crescimento de 1,7%, o sexto mês consecutivo de alta. Segundo André Macedo, gerente da PIM Brasil, o resultado do mês foi influenciado pelo efeito calendário, uma vez que novembro de 2024 teve um dia útil a menos em comparação ao mesmo mês de 2023. Além disso, o mês de novembro de 2023 já havia apresentado um crescimento de 1,4%, o que fez a base de comparação ser mais elevada.

Em 2024, a produção industrial acumula um crescimento de 3,2% e no comparativo dos últimos 12 meses o avanço é de 3%.

Queda na maioria dos segmentos industriais

Em comparação a outubro, as principais atividades industriais que apresentaram queda em novembro foram os veículos automotores, reboques e carrocerias (-11,5%), e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,5%). Macedo explica que a retração de novembro está relacionada a uma base de comparação mais elevada, devido aos dois meses anteriores de crescimento acumulado de 12,7%. Também houve uma perda generalizada dentro do setor, afetando principalmente automóveis, caminhões e autopeças.

O índice de novembro, ao contrário de outubro, registrou predominantemente taxas negativas. As quatro grandes categorias econômicas mostraram resultados negativos, assim como 19 dos 25 ramos industriais analisados.

Entre os segmentos, os bens semiduráveis e não duráveis registraram a maior queda, com uma variação negativa de -2,8%. Macedo aponta que esse segmento foi impactado pela redução na produção de álcool etílico, devido a condições climáticas desfavoráveis que prejudicaram a colheita e o processamento do produto, além dos recuos em itens dos setores de alimentos e bebidas, como cervejas, chope e refrigerantes.