A Receita Federal liberou, na manhã desta sexta-feira (24), a consulta ao lote da malha fina de janeiro. Mais de 268 mil contribuintes que resolveram suas pendências com o Fisco terão a oportunidade de acertar as contas com o Leão. O total destinado às restituições soma R$ 864,83 milhões, e os pagamentos estarão disponíveis até o dia 24 deste mês.

Os contribuintes podem realizar a consulta diretamente no site da Receita Federal . Dentre os beneficiados, R$ 402,88 milhões serão destinados a grupos prioritários, incluindo: Idosos acima de 80 anos: 7.231 contribuintes; Pessoas com deficiência física, mental ou doença grave: 4.519 contribuintes; Professores cuja maior fonte de renda seja o magistério: 52.525 contribuintes. Para os demais contribuintes que regularizaram suas situações, os pagamentos seguem o cronograma estipulado pela Receita Federal.

Foto: Lucas Dias/ GP1
Logo da Receita Federal

Se o pagamento for direcionado para uma conta bancária desativada ou com alguma restrição, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse período, será necessário solicitar a restituição no Portal e-CAC.

No Portal e-CAC, o contribuinte deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.