A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira (23) a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. Ao todo, R$ 6,7 bilhões estão sendo disponibilizados para 5,3 milhões de contribuintes, com crédito em conta disponível para o próximo dia 30 de agosto.

O que fazer para consultar o lote?

As consultas podem ser realizadas no site da Receita Federal, que também oferece um aplicativo para tablets e smartphones. Esse aplicativo permite consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Foto: Lucas Dias/ GP1
Restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)

O pagamento da restituição é efetuado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o crédito não seja realizado (por exemplo, se a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nessa situação, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de maneira simples e rápida pelo Portal BB, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”.