A importação de veículos elétricos e híbridos no Brasil vai aumentar a partir desta segunda-feira (1º). De acordo com o cronograma iniciado pelo Governo Lula, a alíquota para compra desses veículos importados vai passar a ser de 18%. Anteriormente, a porcentagem era de 10%.

Além deles, a alíquota de importação também vai atingir híbridos plug in e caminhões elétricos, mas em valores diversificados. Esta tributação vai aumentar de forma progressiva até julho de 2026, chegando ao percentual de 35%.

As alíquotas para veículos elétricos estavam zeradas desde 2015, quando a presidente da época, Dilma Rousseff, gerou o incentivo a entrada de carros elétricos no Brasil. De acordo com o Governo Lula, a medida de retomar os impostos para os carros elétricos tem o objetivo de dar mais competitividade às fábricas instaladas no Brasil.

Em entrevista ao site Poder360, o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), Ricardo Bastos afirmou que considera este aumento na alíquota de importação como um “absurdo” e ainda declarou que este aumento de oito pontos percentuais é “bastante expressivo”.