No início deste mês de junho, o Piauí registrou um incremento nas exportações de cera de carnaúba, totalizando 24 toneladas do produto do tipo 3, processadas pela indústria Agrocera, localizada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Essa remessa foi despachada na Alfândega da ZPE piauiense, com destino ao Porto de Hamburgo, na Alemanha.

O aumento de volume das exportação da ZPE busca posicionar o Piauí em níveis mais altos do mercado internacional. No mês anterior, a ZPE registrou um volume de exportação de 64 toneladas, com os principais destinos sendo Estados Unidos e Europa.

Foto: Divulgação/Ascom
Cera de carnaúba do Piauí

Desde o final de 2022, quando as exportações foram iniciadas, o Piauí tem buscado melhorar seu desempenho na balança comercial, captando investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e na alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação, visando tornar o estado uma referência nacional nesse âmbito.

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí fica localizada em Parnaíba, no Litoral do Estado, como ponto estratégico para exportações marítimas de produtos piauienes.