O IBGE divulgou os dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) e destacou o crescimento do Valor da Transformação Industrial (VTI) no estado do Piauí entre o período analisado, que foi de 2013 a 2022. Nesses dez anos, o Piauí aumentou sua participação no VTI total da região Nordeste, passando de 1,6% para 2,0%, um incremento de 0,4 ponto percentual.
Apesar desse crescimento, o Piauí ainda detém a menor participação regional. No período de dez anos, outros quatro estados também registraram ganhos na participação do VTI: Ceará (+0,1 p.p.), Rio Grande do Norte (+1,1 p.p.), Maranhão (+1,6 p.p.) e Pernambuco, que teve o maior crescimento com 6,5 pontos percentuais.
Por outro lado, quatro estados viram sua participação diminuir: Alagoas (-0,7 p.p.), Paraíba (-1,7 p.p.), Sergipe (-1,7 p.p.) e a Bahia, que sofreu a maior queda, com 5,7 pontos percentuais a menos.
Mesmo com a redução expressiva, a Bahia manteve a maior fatia do VTI na região Nordeste em 2022, com 36,1% do total. Pernambuco, que apresentou um crescimento significativo, ficou em segundo lugar, com 23,5% de participação.