O Piauí alcançou, somente em 2024, o total de 183 toneladas de produtos originados no estado. Os principais destinos dos produtos ao longo da primeira metade do ano foram: Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Japão. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19) pela ZPE Piauí .
A exportação mais recente ocorreu hoje, quando saiu do Piauí 10 toneladas de cera de carnaúba para o porto de Kobe, no Japão. Essa foi oitava exportação deste ano e a quarta do mês de junho, registrando uma movimentação financeira superior a R$ 6 milhões. A ZPE Piauí argumenta que o aumento no volume de exportação demonstra a força do segmento industrial no estado.
No mês de junho ainda existe a expectativa de que ocorram pelo menos mais duas remessas de produtos industrializados para o exterior, oriundos da Indústria Agrocera, do empresário Marcelo Sombra.
Novos investimentos
Além disso, outras empresas tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho das ZPEs brasileiras (CZPE) e deverão iniciar suas obras de instalações já neste segundo semestre. As novas indústrias deverão incluir na pauta das exportações da ZPE piauiense, tratores agrícolas, produtos de beleza e produtos alimentícios com alto padrão de beneficiamento como mel de abelha e castanha de caju. Juntas, essas novas industrias investirão aproximadamente R$ 160 milhões e poderão gerar em torno de 250 empregos diretos.