Após algumas declarações do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada, alguns investidores estrangeiros retiraram mais de R$ 3 bilhões de capital da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Conforme informações da própria entidade, a retirada aconteceu na quarta-feira (12).

As declarações de Lula também desagradaram parte do empresariado brasileiro, a exemplo de Rubens Ometto, presidente da Cosan, empresa que atua nos ramos de açúcar, etanol, entre outros. Durante evento na semana passada, ele disse que que o sistema de controle de gastos conhecido como arcabouço fiscal leva a equipe econômica a “aumentar furiosamente a receita” para gastar mais. “Do jeito que está, com o governo querendo meter a mão, querendo taxar tudo não dá”, declarou o empresário.

O que Lula disse?

Durante evento com investidores sauditas, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (12), Lula disse que não consegue discutir economia sem “colocar a questão social na ordem do dia”. Em determinado momento afirmou ainda que "o mercado não é uma entidade abstrata, apartada da política e da sociedade" e destacou que a economia necessita estabilidade política e social.

O presidente deu a declaração em um momento no qual o governo é pressionado pelo mercado a reduzir gastos.