Dados recentes do Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian revelam que no Nordeste do Brasil, 51,5% das dívidas acumuladas das empresas que foram negativadas em janeiro deste ano foram pagas ou renegociadas em até 60 dias. O Piauí se destacou com o maior percentual de pagamentos da região, registrando 63,8%.
O indicador também analisa o tempo de vencimento dos débitos e seu percentual de pagamentos. Nesse aspecto, 60,1% das contas pagas estavam atrasadas por 30 dias. As dívidas com 60 dias de atraso representaram 44,5% dos pagamentos, seguidas por aquelas com 90 dias (24,5%), 180 dias (19,6%), 1 ano (14,1%) e mais de 1 ano (8,6%).
No que diz respeito aos setores, o segmento de “Outros”, que inclui credores da indústria, agronegócio e terceiro setor, foi o que mais recebeu pagamentos, com 55,3%. Por outro lado, o setor de “Telefonia” registrou o menor percentual de pagamentos, com 15,5%.
Em termos regionais, as empresas do Nordeste lideraram o ranking de pagamentos de débitos negativados, com 51,5% das dívidas sanadas em até 60 dias após o vencimento. O Norte ficou em segundo lugar (49,4%), seguido pelo Centro-Oeste (48,3%), Sul (47,6%) e Sudeste (44,6%). Na análise por Unidades Federativas, o Piauí liderou com 63,8%, seguido pelo Acre com 60,7%.
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian leva em consideração o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência a cada mês. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros foi escolhida por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, embora esse tempo possa variar de acordo com cada credor. A série histórica do índice é relativamente curta, com dados desde 2017, o que impede a identificação de períodos de sazonalidade.