O Piauí registrou um aumento no número de novas inscrições de empresas, conforme foi apontado o primeiro quadrimestre de 2024, pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). Ao todo, o órgão apontou um crescimento de 29,5% no número de inscrições, totalizando 3.104 novos registros, em comparação com o mesmo período de 2022.
Segundo a Jucepi, a desburocratização é um dos pontos que promoveu iniciativas para impulsionar o crescimento econômico. Entre as medidas adotadas estão a criação da Lei Estadual da Liberdade Econômica (lei n.º 825/2023) e o Decreto n.º 21981/2023, que classificou as atividades econômicas de baixo risco, facilitando o processo de abertura de empresas.
Além das atividades de baixo risco, a Jucepi afirma que busca acelerar a liberação de licenças para atividades de médio e alto risco com o objetivo de reduzir o tempo necessário para obter as licenças essenciais para o funcionamento dessas empresas, visando um ambiente de negócios mais dinâmico e acessível no estado.
A Jucepi acrescenta ainda que busca posicionar o Piauí como um modelo diferenciado na abertura de empresas, pensando em atração de novos empreendedores e fortalecimento da economia local.