A Petz e a Cobasi fecharam um acordo de fusão no setor de animais de estimação e juntos terão um faturamento de R$ 6,9 bilhões. O Memorando de Entendimento (MOU) assinado pelas empresas estabelece uma fusão entre iguais, onde Petz e Cobasi deterão 50% do capital do novo empreendimento cada uma.

No entanto, o documento não é vinculativo e a transação ainda está sujeita a diligências que devem ser concluídas em até 90 dias. A operação também está pendente de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( CADE ).

Apesar de Petz e Cobasi serem os dois maiores operadores, o mercado de varejo para produtos de animais de estimação é bastante fragmentado. A Petlove, o terceiro maior operador, tem um faturamento estimado em pouco mais de R$ 1 bilhão.

O fundador da Petz, Sérgio Zimerman, a família Nassar, que controla a Cobasi, e a gestora Kinea, que está assessorando a operação, assinaram um acordo de acionistas válido por oito anos, cujos termos não foram divulgados.

Paulo Nassar, atualmente à frente da Cobasi, será o CEO da nova empresa, enquanto Zimerman assumirá a presidência do Conselho de Administração. Nas últimas semanas, Zimerman aumentou significativamente sua participação na empresa, passando de 29% para 49% do capital, por meio do uso de derivativos.