O valor da produção agrícola do Piauí cresceu 384% nos últimos oito anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ). O estado passou de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões no ano passado, solidificando-se como um dos principais polos de expansão do agronegócio no Brasil.
As principais culturas agrícolas do Piauí incluem soja, milho, mandioca, cana-de-açúcar, feijão, arroz, algodão herbáceo, banana, melão e melancia, conforme a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE.
O estado ocupa atualmente a 13ª posição entre as unidades da federação no ranking nacional de valor da produção agrícola, respondendo por 1,59% do total nacional. O desempenho é impulsionado por seis municípios que concentram 72% da produção estadual: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Santa Filomena e Currais.
Fatores como a topografia plana e o custo mais baixo das terras em comparação às regiões agrícolas mais consolidadas do centro-sul do Brasil têm atraído novos investimentos para o estado.