Seis ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva não estiveram presentes no desfile do 7 de Setembro neste sábado, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. As ausências dos ministros acontecem justamente em meio às denúncias de assédio sexual contra o ex-chefe do Ministério dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco , não esteve presente no evento do governo. Ela é uma das vítimas de Silvio Almeida. Na noite desta sexta-feira (6), ela se pronunciou logo após o anúncio da demissão de Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos. Por meio de nota, ela não admitiu claramente ter sido vítima de assédio sexual pelo agora ex-ministro, mas disse que o presidente Lula (PT) tomou a decisão correta, indicando, assim, que a denúncia é verdadeira.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também não compareceu ao evento. A sua assessoria informou que ele “não tem agenda pública no fim de semana” e que foi representado no 7 de Setembro pelo secretário-executivo da pasta, Dario Durigan.
Além disso não compareceram ao evento, o ministro Carlos Fávaro da pasta da Agricultura e Pecuária, Mauro Vieira, da Relações Exteriores, Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Sonia Guajajara do Povos Indígenas.
Mauro Vieira não participou da cerimônia, pois foi a uma reunião de coordenação na Embaixada do Brasil em Mascate, capital de Omã.
Autoridades que foram à cerimônia
Entre as autoridades que participaram da cerimônia, estiveram o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, o ministro Alexandre de Moraes, integrantes das Forças Armadas, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi o único representante dos Três Poderes da República que se ausentou.