A Polícia Civil prendeu preventivamente o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, Wilmar Lacerda, nessa quinta-feira (24), acusado de violência sexual contra duas adolescentes. As vítimas tratam-se de uma menina de 13 anos e outra de 17 anos.

O petista estava sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente (DPCA). A Vara Criminal da região do Itapoã expediu o mandado de prisão preventiva contra Lacerda, que foi capturado por três policiais que o abordaram na Asa Sul, lhe informando sobre o mandado. Além disso, apreenderam o celular do vice-dirigente.

Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado
Vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, Wilmar Lacerda

Após ser capturado, Lacerda foi encaminhado para a Polícia Civil e o processo corre em segredo de Justiça. A defesa do petista alega que a prisão está baseada em “equivocadas premissas e em fantasias deduções metálicas”. Além disso, afirmam ainda que o político está cooperando com as autoridades.

Por sua vez, o Partido dos Trabalhadores comunicou que Wilmar Lacerda está suspenso cautelarmente do partido até que os fatos tenham sido esclarecidos. O petista já foi suplente do senador Cristovam Buarque e chefe de gabinete da liderança do PT no Senado.

Conforme a Polícia Civil, as investigações iniciaram depois de denúncias contra um empresário de 61 anos, amigo de Lacerda, preso em agosto de 2024. Esse empresário é suspeito de aliciar adolescentes e abusar de crianças, entre 12 e 13 anos. Uma vítima de 16 anos afirmou que era abusada pelo empresário desde os 13 anos.

Foi apontado também que o empresário promove festas em uma chácara nas quais oferecem presentes às meninas. O acusado já tentou fugir, mas teve sua prisão preventiva decretada. Além disso, o amigo de Lacerda também é suspeito de pagar às vítimas por sexo, com recompensas de até R$ 1 mil para meninas virgens.