O Governo Federal, através do Ministério da Igualdade Racial, dirigido por Anielle Franco, anunciou na tarde desta terça-feira (26) a exoneração da servidora Marcelle Decothé, que utilizou as redes sociais para proferir ofensas contra a torcida branca do São Paulo, durante a final da Copa do Brasil, nesse domingo (24).

Em seu Instagram, a assessora publicou: "Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade [sic]. Pior tudo de pauliste [sic]", escreveu Marcelle durante a final da Copa do Brasil.

Marcelle Decothé estava acompanhando a ministra na final da competição, realizada no Estádio do Morumbi. As duas foram até São Paulo em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), o que também gerou repercussão e foi alvo de críticas.

Foto: Reprodução/X
Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do MIR

Em nota, o ministério disse que "as manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR".

“Esta é uma luta que se configura como compromisso de governo e política de Estado, por isso seguiremos realizando as transformações sociais que a sociedade brasileira, os povos negros, quilombolas e ciganos almejam, prezando pela boa conduta dos servidores do nosso quadro. De acordo com esses princípios, e para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional, informamos que Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do cargo de Chefe da Assessoria Especial deste Ministério na data de Hoje. As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR”, diz a nota.