O secretário de Governo do Piauí, Antônio Neto, afirmou à imprensa nesta segunda-feira (25) que o Estado continuará seguindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e não deve decretar o fim da emergência em saúde da covid-19 nesse momento, como fez o Governo Federal.
De acordo com o secretário, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) elaborou um parecer técnico com a avaliação de que a pandemia não acabou. Tal entendimento deve ser referendado pela governadora Regina Sousa (PT).
“A orientação da Secretaria de Saúde, inclusive ela já liberou um parecer-técnico que ainda deve ser avaliado pela governadora, mas acredito que ela vai referendá-lo, é no sentido de continuar trilhando o caminho da Organização Mundial da Saúde. A pandemia não está ainda totalmente dizimada, ainda não acabou o vírus. Nós temos várias situações, países onde ainda está havendo uma espécie de volta da contaminação e a OMS não recomenda ainda que sejam tomadas todas as medidas no sentido de suspender, de flexibilizar tudo de uma forma bem ampla”, declarou.
Antônio Neto explicou que a Sesapi vem adotando o critério da cobertura vacinal nos municípios, para avaliar os próximos passos a serem dados. “A Secretaria de Saúde adotou o critério de que com a terceira dose, aqueles municípios que atingissem 60% de vacinação estariam mais liberados. Mas nós ainda temos um número razoável de municípios. O último dado que eu tinha são algo em torno de 60 municípios que estavam livres para flexibilizar totalmente”, pontuou.
Ver todos os comentários | 0 |