Uma pesquisa realizada pela Fiocruz, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde – Sesapi – nesta terça-feira (09), apontou que existem 194.594 pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19, no Piauí.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, com o crescente número de pessoas que faltam à aplicação da segunda dose contra a Covid-19, a Sesapi está preocupada com os riscos que a vacinação incompleta.
“Estou muito preocupado com essa situação. Pois quase duzentas mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid não voltaram para receber a segunda dose. Quem não completou o esquema vacinal não está imunizado e é necessário tomar as duas doses para poder ter uma taxa de proteção considerada aceitável”, destaca Florentino.
A Sesapi fez um apelo para que essas pessoas realizem imediatamente a vacinação, por completo, pois além de não estarem protegidas, aumenta o risco de estimular o aparecimento de novas variantes.
O atraso na aplicação da segunda dose leva em conta as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante, mas que não receberam a segunda dose, após 14 dias do prazo previsto no cartão de vacinação. A partir desse período ela passa a ser considerada faltosa.
Ver todos os comentários | 0 |