O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou um procedimento administrativo no dia 29 de janeiro para acompanhar as ações da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) no combate e prevenção ao coronavírus. A portaria foi assinada pelo promotor Eny Marcos Vieira Pontes, da 12ª Promotoria de Justiça.
O promotor decidiu abrir o procedimento administrativo após a notícia amplamante veiculada de que “a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí reuniu autoridades em saúde pública nesta terça-feira (28) para estabelecer protocolo de ação contra o novo coronavírus”, consta na portaria.
- Foto: Cadu Rolim/Foto Arena/Estadão ConteúdoCoronavírus
O representante do órgão ministerial ressaltou que o coronavírus tem causado uma grande preocupação em todos os países, e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para “alta” a ameaça internacional da epidemia.
Dessa forma, o promotor Eny Marcos determinou que a Sesapi seja oficiada, para que apresente as seguintes informações: cópia do Plano Emergencial de ação contra o coronavírus estabelecido em reunião realizada na terça-feira (28); informações sobre os hospitais de referência em condições de atender possíveis pacientes infectados; aquisição de insumos e equipamentos de proteção individual (EPI) para prevenção e combate ao Coronavírus; e campanhas educativas para prevenir o vírus.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
OMS declara emergência global por surto de coronavírus
EUA confirmam primeiro caso de transmissão interna de coronavírus
Mercados de animais silvestres na China podem estar ligados ao coronavírus
Entenda como atua o Coronavírus no organismo e como se proteger
Ver todos os comentários | 0 |