Um estudo realizado pelo Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional e publicado no último domingo (18) pelo O Globo mostra que pessoas que têm o hábito de dormir mais tarde têm maior probabilidade de morrer mais cedo. O estudo contou com a participação de cerca de 23 mil gêmeos finlandeses e teve duração de mais de 40 anos.
De acordo com a pesquisa, as pessoas que dormem mais tarde possuem maior probabilidade de morrer precocemente devido ao consumo de álcool e cigarro, hábitos associados àqueles que ficam acordados até tarde.
"Existe uma relação recíproca entre o sistema de recompensa e o sistema circadiano, e o nível de álcool e uso de substâncias correlaciona-se com a preferência por ficar acordado até tarde da noite", apontaram os autores do estudo.
No período de 1981 a 2018, os pesquisadores analisaram as taxas de mortalidade levando em consideração a educação, o índice de massa corporal (IMC), o sono e o consumo de cigarros e bebidas. Os resultados indicaram que a chance de morte por qualquer causa era 9% maior entre as pessoas que têm hábito de dormir tarde.
Ver todos os comentários | 0 |