Um novo golpe no WhatsApp usa o nome da marca brasileira de chocolates Cacau Show para oferecer falsas vagas de emprego aos usuários.
Segundo informações do DFNDR Lab, laboratório da Psafe, especializado em segurança digital, 1 milhão de pessoas já clicaram no link malicioso em apenas 24 horas.
- Foto: Divulgação/PsafeGolpe do WhatsApp utilizando a Cacau Show
Ao clicar no link, enviado através de mensagem privada, a vítima é induzida a compartilhar dados pessoais, como nome, e-mail, idade e áreas de atuação nas quais têm interesse. Após preencher o formulário, o falso site afirma que para que o usuário possa enviar o currículo, é necessário compartilhar a mensagem com outros cinco amigos ou cinco grupos no aplicativo.
De acordo com a Tech Tudo, as vagas oferecidas são de nível operacional, como vendedor, auxiliar de limpeza, ajudantes de produção, embalador, auxiliar administrativo e jovem aprendiz.
O WhatsApp tem sido amplamente utilizado para golpes virtuais devido à enorme popularidade que possui no Brasil. Em menos de um mês, outras duas correntes maliciosas também foram registradas. No final de dezembro de 2017, um golpe prometia prêmios em nome da rede de varejo Walmart. Mais recentemente, no início de janeiro, uma corrente prometia descontos na rede de Fast Food Burguer King, mas,ao clicar no link, o usuário acabava assinando serviços de SMS pagos.
A situação é tão crítica que, este ano, o mensageiro iniciou testes com um recurso para avisar ao usuário que o conteúdo que ele está prestes a repassar já foi compartilhado muitas vezes, o que serviria de sinal vermelho para possíveis golpes e correntes.
Cacau Show
A Cacau Show utilizou sua página oficial no Facebook para reiterar que não tem relação com as mensagens. A empresa reforça que as vagas divulgadas "não são verdadeiras" e que todas as oportunidades legítimas são oferecidas somente em seus canais oficiais.
Confira a nota na íntegra abaixo
- Foto: Facebook/Cacau ShowNota emitida pela Cacau Show
Ver todos os comentários | 0 |